Ao chegarmos a um novo ambiente, nem sempre sabemos
exatamente como devemos nos comportar. É um novo grupo, com outros valores,
costumes, regras, ritmos etc.,
precisamos aprender a viver de acordo com as novas regras, nascidas da
interação com os participantes do novo grupo. Espaços cooperativos geram
atitudes de cooperação.
Objetivo específico:
construir um ambiente escolar cooperativo para a melhoria das relações sociais
através do uso de valores.
Data da realização:
08.10.2015
Ação: identificar
atitudes e ações que precisam ser transformadas.
Atividades: fazer
a leitura do texto “Viver junto e cooperar” do livro Iniciando a cooperação/
Cooperjovem. Dialogar sobre o texto. Caça ao tesouro dentro do espaço escolar.
Responsáveis: Professores
da equipe amarela: Roberta, Cinthia, Rosemeri, Juliane*, Tania*, Alice*,
Marco*, Teresinha*.
Bem Vinda Equipe. Vocês foram
selecionados para participar da Caça ao tesouro da Cooperação. Antes de mais
nada escolha um líder para sua equipe e faça a leitura dos objetivos desta
atividade abaixo para o grupo.
Informações
Complementares
- Esta atividade é uma
atividade em equipe, portanto incentive seus colegas a participar da mesma;
- Troque ideias durante o
percurso e não tenha pressa de concluí-lo;
- As atividades de
solicitação descritas como “tarefa” valem pontos de bonificação no somatório
geral da equipe.
“Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe. Só levo a
certeza de que muito pouco eu sei. Eu nada sei.” (Almir Sater e Renato
Teixeira)
Nº 01: Dirija-se ao local direcionado ao público infantil. É um
lugar colorido com vários brinquedos. Sua senha encontra-se aos arredores deste
local.
Tarefa: Reúna sua equipe, escreva
o nome de um valor humano e depois bata uma foto da sua equipe com esta
palavra.
“Vivendo e aprendendo a
jogar. Vivendo e aprendendo a jogar. Nem sempre ganhando. Nem sempre perdendo.
Mas, aprendendo a jogar.” (Guilherme Arantes)
Nº 02: A próxima pista não é difícil, se precisar de ajude procure
um profissional de Educação Física talvez ele esteja neste espaço.
Tarefa:
Aproveite este espaço para fazer uma selfie coletiva do grupo valendo pontos de
bonificação.
Nº 03: Dirija-se ao local onde ficam os meios
de transporte mais usados pelos funcionários da escola.
Nº 04: A próxima senha vocês
encontrarão no lugar reservado para as premiações escolares.
“Vemos as coisas como elas são e perguntamos: Por quê? Sonho com
coisas que nunca existiram e pergunto: Por que não?” (Geroge Bernard Shaw)
Você conseguiu localizar os troféus, Parabéns!
Tarefa: Para vocês
conseguirem marcar pontos, façam uma lista de modalidades que a escola já foi
campeã.
Nº 05: A próxima senha
encontra-se nas escadarias da escola.
Nº 06: Para chegar na próxima pista saia por duas portas de
vidro e encontre a pista.
Tarefa: contorne as palmáceas, forme um círculo ao redor de uma e cante uma cantiga popular.
“Nunca sei, ao certo, se sou um menino de dúvidas ou um homem de fé.
Certezas o vento leva. Só as duvidas continuam de pé.” (Paulo Leminski)
Nº 07 Dirija-se até o
local que possibilita uma visão mais abrangente da matemática.
Nº 08: Depois disso vá até a
área mais verde da escola e encontre a próxima pista.
“Uma fórmula importante para
alcançar o sucesso é confiar em si mesmo. E a fórmula para alcançar a confiança
em si mesmo é o treinamento.” Arthur Ashe
Nº 09 Ao lado deste ambiente
você encontrará um local onde também se pratica atividades esportivas.
Tarefa:
Junte seu grupo e construa um castelo. Quando estiver pronto, utilize a
bandeira e identifique sua equipe.
Nº
10: Você encontrará a próxima pista no local onde se armazena um líquido
precioso.
Nº11: Siga
em frente, vá até o local onde uma pequena plantação de vegetais contempla o
ambiente.
Nº 12: Para a próxima pista, vá com sua equipe até uma
casinha de madeira.
Nº 13: Continue adiante, aproveite para descansar um
pouco em um dos bancos com árvores. Encontre a próxima pista.
Tarefa: Escreva por extenso
a quantidade de árvores que vocês encontraram neste local.
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso,
cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a
peça termine sem aplausos”. (Willian Shakespeare)
Nº 14: A próxima pista
encontra-se em um ambiente destinado a suas refeições. Continue no percurso a
frente que você irá encontrar.
Tarefa: Escolha um detalhe do desenho e escolha alguém para
pintar.
Nº 15: Após finalizar a
pintura, vá com sua equipe até o local de acesso até a escola. Este ano este
virou eletrônico.
Vocês conseguiram. Aproveite
este momento para agradecer pelo dia de hoje, pelas amizades que cultivamos e
para que Deus nos proteja e nos acompanhe nesta missão tão importante que cada
um de nós possui.
Nº
16: A próxima pista vocês encontrarão em uma sala onde este ano está destinada
para várias funções e uma delas são os projetos.
Tarefa: Muito bom! Antes de
prosseguir, uma tarefa para pontos de bonificação. Escreva no quadro a palavra ...e registre com a câmera fotográfica.
Nº 17: para desvendar a
próxima pista siga à diante até o local onde podemos sentar e apreciar um belo
espetáculo.
Tarefa: Pesquise uma imagem
que represente a equipe de vocês. Identifique a turma, salve em minhas imagens.
Nº 18: Continue no trajeto,
a próxima pista irá estar em um lugar muito especial da escola. Para este ano
foi preparado um local onde se pode sentar com a turma e viajar na imaginação
com uma boa leitura.
Tarefa: Escolha um livro,
registre o nome dele e do autor. Escolha alguém da sua equipe e solicite que
faça a leitura da história em voz alta.
Nº 19: A próxima pista
estará guardada no ambiente onde a pesquisa é bastante utilizado por este meio
tecnológico.
Laboratório de informática. Caso alguém esteja
utilizando este ambiente, peça licença e diga que você e sua equipe precisam
cumprir a tarefa.
Tarefa: Escolha um membro da equipe e solicite que o
mesmo utilize o maior computador e escreva uma frase completando. “Minha equipe
é.....” Não esqueça de salvar e registrar o nome de sua equipe.
Nº 20: Siga em frente até localizar o local onde a escola se
reúne para homenagens, palestras e outros momentos.
Parabéns!! Sua equipe está quase concluindo a caça ao tesouro.
Tarefa: Agora é hora de
juntar as peças e formar a frase. Organize seus materiais recolhidos ao longo
da caçada. Junte a equipe e faça uma linda foto.
AGUARDANDO AS FOTOS DAS OUTRAS TURMAS
Comentários
Postar um comentário