MASSARANDUBA NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE XADREZ EM BLUMENAU


Do dia 30 desse mês ao dia 02 de novembro, Blumenau será palco de dois eventos importantes do calendário do Xadrez Brasileiro. Além da Semifinal 1 do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez (região Sul, Sudeste e Centro-Oeste) Blumenau sedia no mesmo período a Semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez. Com a parceria da FURB, FMD de Blumenau e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) a Semifinal classifica 6 jogadoras para a Final do Campeonato Brasileiro Feminino e tem premiação de R$ 3.000,00. Os jogos serão realizados no auditório da Universidade Regional de Blumenau (FURB) sob direção do professor Renan Levy da Costa.
Massaranduba marcará presença com dois representantes. A atleta Thayna Nicole Bertoldi, estudante da Escola Ministro Pedro Aleixo, participará do torneio Feminino. Thayna é aluna do Projeto Xeque-Mate há dois anos, desenvolvido pelo LEMIN (Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton) na Escola Ministro Pedro Aleixo. O projeto tem como objetivos introduzir a prática enxadrística nas escolas do município e contribuir para a melhoria do nível técnico do xadrez no município e região. Recentemente, Thayna iniciou os treinos no Clube de Xadrez de Jaraguá do Sul com os professores Maurício Berti e Karina Kanzler Ferreira, visando aperfeiçoar suas habilidades e melhorar seu desempenhonas competições regionais, o que já pôde ser observado nos últimos torneios. Por ser a atual representante massarandubense nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) na fase regional, o que jamais havia acontecido nessa modalidade, Thayna será também a representante da Escola e do município na competição de altíssimo nível em Blumenau. Para participar da competição, ela precisou fazer seu cadastro como jogadora na CBX, tornando-se a primeira massarandubense a realizar tal feito.
Além dela, o professor responsável pelo Projeto Xeque-Mate, Luciano Rietter, foi convidado pela organização do evento para arbitrar a competição. Luciano é arbitro auxiliar (AA) da CBX desde o ano passado e trabalha com projetos de xadrez nas escolas do município de Massaranduba há 3 anos.
O regulamento da competição pode ser acessado nos links abaixo:
Ressalta-se o apoio da Prefeitura de Massaranduba, na concessão do transporte para os vários torneios que os alunos participam, eventos estes importantíssimos para tal feito; na aquisição de mais 50 jogos de xadrez neste ano e na premiação da Copa Pedro Aleixo de Xadrez. 

Também muito importante o apoio da Direção e APP da Escola Ministro Pedro Aleixo no desenvolvimento e incentivo do Projeto Xeque-Mate nos últimos anos, e àqueles que contribuem de alguma forma ou de outra, essa conquista é de todos!









Comentários