NA MÍDIA: JORNAL OCP ONLINE - EDIÇÃO 7.797, CAPA E PÁGINA 17

JORNAL OCP ONLINE:  EDIÇÃO 7.797, CAPA E PÁGINA 17
ALUNA DA REDE MUNICIPAL PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE MATEMÁTICA

Medalhista nas edições de 2013 e 2014, Jaqueline busca incentivar para que demais colegas se interessem pela disciplina (Foto: Piero Ragazzi)
Jaqueline Wenk teve bom desempenho no Programa de Iniciação Científica e por isso participou de encontro com medalhistas da OBMEP
Dedicação e vontade de aprender sempre mais é o que não falta para a estudante Jaqueline Wenk, de 15 anos. Com amor de sobra pela matemática, a jovem é destaque entre os alunos da Escola Municipal Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba, e faz questão de compartilhar o que aprendeu com todos. Medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ela participou no último mês do 5° Encontro do Hotel de Hilbert, evento voltado aos estudantes que se destacam no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e também no Fórum do PIC, chamado Hotel de Hilbert.
Fascinada pelos números e problemas matemáticos, a estudante contabiliza duas medalhas na OBMEP, ouro em 2013 e bronze em 2014, e conta que o interesse pela disciplina surgiu devido ao estímulo do professor Cristiano Rodolfo Tironi. “Ganhei menção honrosa na primeira Olimpíada que participei, mas não me animei muito. Foi só depois, quando recebi a medalha de ouro, que fiquei bastante surpresa e decidi que deveria estudar mais para poder continuar participando. E o professor me ajudou bastante”, conta. Todos os anos ela participa da OBMEP, inclusive está classificada para a segunda fase da Olimpíada deste ano, que ocorre no dia 12, e faz atividades extraclasse para melhorar o desempenho. “O que mais me interessa na matemática é que ela está em todos os lugares. E é algo simples e ao mesmo tempo complexo”, revela.
Além de poder tirar dúvidas com o atual professor de Matemática, Matheus Carboni Machado, coordenador do projeto “Olimpíadas de Matemática” do Lemin (Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton), a jovem aproveita para compartilhar com os alunos de 5º e 6º ano, que começam a realizar as provas da OBMEP neste período, a experiência em participar da Olimpíada. “Assim como eu me interessei porque fui incentivada, quero passar esse interesse para mais alunos para que eles curtam a matemática”, diz.
No Encontro Nacional de Matemática, que ocorreu de 24 a 27 de agosto em Florianópolis, ela conta que participou de palestras, oficinas e atividades recreativas. O mais legal, segundo ela, foi conhecer pessoalmente outros medalhistas porque, até então, ela só tinha contato com eles pela internet. “Esse encontro é uma espécie de recompensa para todos que mostram bom desempenho no PIC e nos fóruns”, explica.
Focada na matemática, a menina já pensa em fazer uma faculdade que tenha relação com os números. “A matemática é meu foco, é uma área em que eu me destaco e que quero continuar aprendendo”, conta. Para poder continuar participando da OBMEP, a jovem mudará para outra escola, pois a Escola Pedro Aleixo só atende alunos até o nono ano. Apesar da unidade escolar ser mais longe, ela está ansiosa pela mudança. “Quero seguir participando da OBMEP enquanto puder. Não quero simplesmente largar. Se eu deixar de lado isso será como se eu jogasse fora toda a dedicação que tive até agora com os estudos”, diz.
Escolar mantém laboratório para incentivar aprendizado
O interesse pela matemática é algo bastante incentivado pelos educadores da Escola Pedro Aleixo. Uma das formas de fazer com que os alunos se encantem pela matemática e de estimular aqueles com maior aptidão pela disciplina é o Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton, o Lemin. O projeto conta com uma sala própria e com estrutura para que os alunos realizem atividades que possibilitem a aprendizagem dos conceitos matemáticos estudados, fazendo associação com contextos e situações reais. Segundo o professor e coordenado do projeto, Matheus Carboni Machado, alunos como Jaqueline Wenk, que participam de atividades extraclasse, podem desenvolver o aprendizado de forma diferenciada.


Comentários