LEMIN FAZ ENTREGA DE DOBRADURAS NO DESFILE DE SETE DE SETEMBRO

O Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton (LEMIN) participou do desfile cívico de 7 de setembro, com alguns de seus projetos. Projeto Xeque Mate, Olimpíadas de Matemática e Geometria no Origami, juntamente com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, que no ano de 2015 está desenvolvendo o PROJETO VALORES HUMANOS, DA ESCOLA PARA A VIDA, em parceria com o Programa Cooperjovem e a Cooperativa Juriti que objetiva promover no ambiente escolar uma mobilização coletiva, para a melhoria das relações sociais através da aprendizagem da cultura da cooperação, fundamental para uma convivência mais responsável. Durante o desfile cívico o LEMIN entregou a mensagem: “Não é qualquer escola que vai conseguir a mudança para o melhor da sociedade, tem que ser uma escola que trabalha os valores humanos e que tenha participação da sociedade”- Dr Paulo Fontani. Juntamente com a dobradura de tsuru, confeccionado pelos estudantes do Projeto Origami e da Escola Ministro Pedro Aleixo.
O tsuru é uma ave sagrada do Japão e simboliza saúde, boa sorte, paz, felicidade, longevidade e fortuna.  Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos e que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

O TSURU E O DIA DA PAZ
Em 1945, depois da explosão da bomba de Hiroshima, surgiram várias doenças no Japão, entre os sobreviventes da guerra. A pequena japonesa Sadako, com 12 anos de idade, foi diagnosticada com Leucemia.
No hospital recebeu de um amigo, papéis coloridos para ela fazer 1000 dobraduras de tsuru, junto com um esperançoso pedido de cura. Como a doença se agravava a cada dia, Sadako deixou de pedir pela sua cura e começou a pedir pela paz mundial.  Mas, no dia 25 de outubro de 1955, ao completar 964 tsurus, ela faleceu.
Os amigos completaram os 1000 tsurus e iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro para construção de um monumento pela paz. Em 1958 o monumento foi inaugurado, no Parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos, no dia 6 de agosto, dia do bombardeio, é realizada uma cerimônia no parque, pela paz mundial.









Comentários