COOPERJOVEM: PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO

Trabalhos com o livro Iniciando a Cooperação : fase 1- 5º ao 9º ano: caderno do aluno/ Kátia Chagas Lúcio, Maria Denise Crespo Nunes. Brasília:  Sescoop, 2011.




Valores se aprendem (EQUIPE 1)
Os valores indicam os direitos e os deveres, individuais e coletivos, e estimulam atitudes responsáveis diante da vida pessoal, comunitária e profissional.
Tamires, Tamires Lays, Maria Auxiliadora, Juliana, Adriana, Matheus (VERMELHO)



Os valores e o bem comum (EQUIPE 2)
Ficar atento a acontecimentos que, a princípio, não têm nada a ver com nossos interesses individuais pode ajudar a perceber como algumas pequenas atitudes podem fazer diferença na vida das pessoas e nos relacionamentos, tornando a convivência mais afetiva e solidária.
Marli, Éder, Luciana, Clara, Marlene, Sabrina Joceli (VERDE)



Dos valores à cidadania (EQUIPE 3)
Pensar coletivamente em formas inovadoras de participação, por meio das quais somos mobilizados a agir, é uma forma de protagonismo. Ao identificar alguma situação que merece ser alterada, ao pensar formas de enfrentamento e ao realizar ações planejadas e avaliar os resultados, podemos interferir em decisões e exercer cidadania.
Anderson, Dayane, Maria Ester, Jéssica, Kristiano, Sandra ( AZUL)



Sonhos e projetos de vida (EQUIPE 4)
O Programa Cooperjovem espera que os alunos coloquem em prática as suas aprendizagens e tenham a oportunidade de experimentar suas ideias. Para isso, quer colaborar para que você continue com asas abertas e crie estratégias de ação protagonista.
Murilo, Silvania, Maria Paula, Sabrina M, Monica, Liamara, Karina (LARANJADO)



Viver junto e cooperar (EQUIPE 5)
Ao chegarmos a um novo ambiente, nem sempre sabemos exatamente como devemos nos comportar. É um novo grupo, com outros valores, costumes, regras, ritmos etc. precisamos aprender a viver de acordo com as novas regras, nascidas da interação com os participantes do novo grupo. Espaços cooperativos geram atitudes de cooperação.
Roberta, Cinthia, Rosemeri, Sueli, Marco, Teresinha (AMARELO)

 


Participação: protagonismo e empreendedorismo (EQUIPE 6)
Entre as estratégias que estão sendo utilizadas para inserir os jovens no debate sobre o seu futuro, de modo a se perceberem como atores sociais que podem influenciar ou, até mesmo, mudar o rumo desses debates, a ideia do protagonismo juvenil é a que tem sido, por parte dos jovens, mais acolhida e provocado mais entusiasmo.
Tiago, Luzia, Fabiana, Jaqueline, Nise, Carolina ( BRANCO)



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