Trabalhos com
o livro Iniciando a Cooperação : fase 1-
5º ao 9º ano: caderno do aluno/ Kátia Chagas Lúcio, Maria Denise Crespo Nunes.
Brasília: Sescoop, 2011.
Valores se aprendem
(EQUIPE 1)
Os valores indicam os direitos e os deveres,
individuais e coletivos, e estimulam atitudes responsáveis diante da vida
pessoal, comunitária e profissional.
Tamires, Tamires Lays, Maria Auxiliadora,
Juliana, Adriana, Matheus (VERMELHO)
Os valores e o bem
comum (EQUIPE 2)
Ficar atento a acontecimentos que, a princípio, não têm
nada a ver com nossos interesses individuais pode ajudar a perceber como
algumas pequenas atitudes podem fazer diferença na vida das pessoas e nos
relacionamentos, tornando a convivência mais afetiva e solidária.
Dos valores à cidadania (EQUIPE 3)
Pensar coletivamente em formas inovadoras de
participação, por meio das quais somos mobilizados a agir, é uma forma de
protagonismo. Ao identificar alguma situação que merece ser alterada, ao pensar
formas de enfrentamento e ao realizar ações planejadas e avaliar os resultados,
podemos interferir em decisões e exercer cidadania.
Sonhos e projetos de
vida (EQUIPE 4)
O Programa Cooperjovem espera que os alunos coloquem
em prática as suas aprendizagens e tenham a oportunidade de experimentar suas
ideias. Para isso, quer colaborar para que você continue com asas abertas e
crie estratégias de ação protagonista.
Murilo, Silvania, Maria
Paula, Sabrina M, Monica, Liamara, Karina (LARANJADO)
Viver junto e
cooperar (EQUIPE 5)
Ao chegarmos a um novo ambiente, nem sempre sabemos
exatamente como devemos nos comportar. É um novo grupo, com outros valores,
costumes, regras, ritmos etc. precisamos aprender a viver de acordo com as
novas regras, nascidas da interação com os participantes do novo grupo. Espaços
cooperativos geram atitudes de cooperação.
Roberta, Cinthia, Rosemeri,
Sueli, Marco, Teresinha (AMARELO)
Participação:
protagonismo e empreendedorismo (EQUIPE 6)
Entre as estratégias que estão sendo utilizadas para
inserir os jovens no debate sobre o seu futuro, de modo a se perceberem como
atores sociais que podem influenciar ou, até mesmo, mudar o rumo desses
debates, a ideia do protagonismo juvenil é a que tem sido, por parte dos
jovens, mais acolhida e provocado mais entusiasmo.
Tiago, Luzia,
Fabiana, Jaqueline, Nise, Carolina ( BRANCO)
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