ASSEMBLEIA DE PAIS - RESUMO

Palavras de boas vindas. Sozinhos nós não vamos chegar a lugar nenhum. Nós educadores precisamos do apoio de cada um de vocês. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados” Nada de conviver com as pessoas e depois, descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora é lógico... Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. (Paulo Freire)

Dança circular realizada pela equipe escolar.



No dia 07 de março, sábado aconteceu a ASSEMBLEIA DE PAIS. Na ocasião foram feitos os seguintes repasses de informações:
• A equipe de trabalho (professores, orientação, direção) fizeram suas apresentações e falaram um pouco do trabalho que realizarão  durante o ano letivo de 2015;
• A escola durante o ano de 2015  desenvolverá o Projeto: VALORES HUMANOS, NA ESCOLA PARA A VIDA. O projeto visa melhorar a convivência escolar por meio dos valores cooperativistas;
• Está sendo oferecido na escola, além das aulas de Educação Física, o esporte extraclasse com os professores Gustavo Rietter e Silvania Bisewski;
• O LEMIN (laboratório de matemática) iniciará seus trabalhos em março, com aulas no período extraclasse. Os alunos levarão para casa o cronograma de atividades. Solicita-se que incentivem seus filhos a participarem dos projetos que a escola oferece;
• O Programa Cooperjovem está na escola desde 2010 e tem como objetivo disseminar os valores cooperativistas, por meio da educação escolar;
• O projeto MASSARANDUBA PELA VIDA continuará neste ano e tem como objetivo informar e sensibilizar os alunos dos 6º aos 9º anos,  em relação ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas através de palestras e trabalhos diferenciados;
• O PROERD continuará sendo aplicado nas turmas dos 5º anos (dez encontros) e este ano os alunos dos 7º anos também receberão uma complementação do curso (dez encontros).
• O projeto Protetor Ambiental, promovido pela Polícia Ambiental, será desenvolvido  a fim de proporcionar atividades de educação ambiental aos alunos com idades entre 12 e 14 anos.
• Programa de Óleo no Futuro  visa o recolhimento do óleo vegetal utilizado em cozinhas domésticas e industriais. A escola é um ponto de coleta, portanto, solicitamos às famílias que encaminhem este óleo de cozinha dentro de garrafas pet. O óleo coletado será encaminhado para uma empresa, que devolverá em produtos de limpeza.
• A dentista Dra. Stella continuará atendendo os alunos autorizados pelas famílias nas 2ª feiras. Aluno que será atendido na escola terá um comunicado na agenda escolar, informando data e horário. Quem precisar de alguma consulta urgente, deverá enviar comunicado por meio da agenda escolar.
• Aulas de italiano: este ano acontecerá em horário extraclasse o curso de italiano, todas as  quintas-feiras com o professor Alírio Valentini. O curso é oferecido para estudantes dos 4º, 5º e 6º anos.
• AVALIAÇÃO. Os alunos no decorrer do ano letivo são avaliados, para verificar o nível de conhecimento. São utilizadas diferentes estratégias de avaliação como trabalhos, provas, pesquisas, atividades, deveres, etc.  Para os alunos que estudam nos 1º e 2º anos, esta avaliação será trimestral e descritiva, e aos demais, 3º aos 9º anos,  serão atribuídas notas.
• CONSELHO DE CLASSE: ao finalizar cada bimestre/trimestre, os alunos realizam com as orientadoras pedagógicas, professores e gestores , um conselho de classe participativo. Os relatos dos alunos são apresentados no Conselho de Classe com os professores. O Conselho de Classe é soberano em suas decisões.
• REUNIÃO PEDAGÓGICA: momento onde professores, gestores e orientadores escolares planejam suas atividades, trocam ideias, planejam suas ações para desenvolver uma melhor prática pedagógica em sala de aula.
• RECREIO MONITORADO: todos os dias acontece o acompanhamento por parte dos professores, gestores e orientadores, no intuito de intervire  incentivar os alunos para as boas práticas, observando como agem também fora de sala de aula.
• AR CONDICIONADO: todas as salas de aula foram climatizadas. Os alunos e professores receberam algumas orientações de como proceder em relação a este benefício.
• AGENDA ESCOLAR: é um elo de comunicação entre escola e família. É importante que as famílias leiam e  assinem os recados recebidos.
• SEGURANÇA ESCOLAR: todos se preocupam com a segurança escolar. Está se estudando a possibilidade de instalação de câmeras de monitoramento e portões eletrônicos.
• PRESTAÇÃO DE CONTAS: a APP (2013-2014) realizou a prestação de contas e os investimentos realizados na escola.
• ELEIÇÃO: na assembleia de pais foi eleita e empossada a nova Associação de Pais e Professores, com gestão para os anos de 2015-2016.
A Escola (professores, orientadoras, colaboradores e gestores),  está sempre de braços abertos para acolher as famílias. Qualquer dúvida, sugestão, reclamação procurem a Escola e sua equipe. Quando escola e família caminham juntas, o sucesso é uma conquista.










Mensagem final
A palmeira como lembrança de nossa assembleia.
Escolhemos a palmeira por ser uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais fortes.
A palmeira é forte e muito difícil de ser destruída por ventos e tempestades. Ela tem a habilidade de suportar tremendas adversidades, e tem uma raiz que vai bem profundo na terra.
Dizem que a raiz da palmeira penetra na terra até encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes.
A palmeira adquiri os nutrientes que a mantêm com vida de dentro dela, a força e a vida  não vem de fora mais sim de dentro. Você pode cortar a palmeira por fora, você pode feri-la por fora, porém ela não irá morrer.
Assim como as palmeiras, a família precisa ter raízes fortes e profundas. Raízes são vínculos, tudo aquilo que nos prende a alguém, a um lugar. Precisamos ter vínculos. Devem existir pessoas que contam conosco e com as quais possamos contar também. Podemos crescer em diferentes direções, mas nossas raízes são as mesmas.
Plante a palmeira com seu filho.
Acompanhe seu crescimento.
Registre esse momento.














Comentários