VISITA AO ZOOLÓGICO E A FABRICA DE BRINQUEDOS CALESITA


PROJETO ANIMAIS

PROBLEMA:
Qual a relação entre as características e os comportamentos dos animais e o ambiente em que vivem.
JUSTIFICATIVA
 Os animais ao longo do tempo sempre estiveram ao lado do homem. De um modo do outro, todos os animais são importantes ao homem e a natureza. Portanto, conhecer a diversidade e a importância dos animais a natureza é um ato de respeito aos mesmos.
OBJETIVO GERAL
Identificar a diversidade de animais e sua importância para o equilíbrio da natureza, ampliando conceitos e valorizando a vida em nosso universo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valorizar a leitura como fonte de informação elaborar questionamentos e respostas coerentes para as diferentes situações vivenciadas no passeio de estudos;
Interpretar e introduzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas com base na observação vivenciadas pelos alunos;
Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inserida, as diferentes manifestações de animais presentes na natureza;
Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
Identificar semelhanças e diferenças entre animais;
Conhecer alguns cuidados que devem ser tomados com os animais de estimação;
Entender que algumas espécies de animais, além da pele têm o corpo coberto de penas escamas e carapaças.

CONTEÚDOS
Ciências:
Animais vertebrados e invertebrados;
Animais terrestres, voadores e aquáticos;
Animais domésticos e selvagens;
Utilidade dos animais;
Animais em extinção;
Animais, ovíparos, vivíparos, úteis, nocivos e ferozes.
Língua Portuguesa:
Letras do alfabeto e seu valor sonoro;
História da escrita;
Função social da escrita e a importância para a comunicação formal;
Textos informativos.
Matemática:
História dos números;
Sistema de numeração;
Gráficos e tabelas;

História e Geografia:
Os animais que auxiliavam ou ainda auxiliam a nossa família na agricultura.
Os animais de que são criados na zona rural do nosso município.
METODOLOGIA
Contação da história dos números e da escrita;
Releitura do teatro : Animal também tem sentimentos;
Escolha de um mascote;
Visita das tartarugas Cacau e Pituka aos alunos;
Alfabetário dos animais;
Vídeos;
Textos informativos envolvendo animais;
Textos referentes a animais domésticos e selvagens;
Pesquisas referentes a curiosidades do mundo animal;
Gráficos e tabelas representando seus animais de estimação e animais existentes na Fauna do nosso município;
Construção de um borboletário para observação da metamorfose da lagarta (invertebrado);
Visita à horta da escola para identificar diferentes espécies de animais invertebrados;
Visita ao Zoológico de Pomerode;
Construção de maquetes para representar o zoológico.

CRONOGRAMA:
O referente projeto acontecerá em torno de todo ano letivo de 2013, sendo que a viagem acontecerá no dia 03 de outubro de 2013, onde as turmas dos 2º anos conhecerão o zoológico de Pomerode
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de acordo com os critérios do Plano municipal de Educação.
PROFESSORAS:

CINTHIA MARA F. TOMIO
LIAMARA TAIS ZAPELINI BERTOLDI



























































Comentários