CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo realizou o
 1º Conselho de Classe Participativo com todos os alunos do 1º ano a 8ª série,
 os professores regentes das turmas, a Equipe Gestora e Pedagógica Escolar.
Na oportunidade foi lida a mensagem “por mais que esteja difícil, e que as
 tentativas pareçam não dar efeito, por mais que demore, e doa, e vou
levantar a cabeça, olhar pra cima e agradecer a Deus por mais um dia,
porque sei que não existe cedo ou tarde, e sim o tempo certo
pra tudo acontecer” (Daniela Tamara).
Os alunos responderam sete questões:
1.     Para que serve a Escola?
2.     Dos compromissos e regras, quais as mais difíceis de serem cumpridas?
3.     Na Escola o que é: bom, ruim, precisa melhorar?
4.     Quais as dificuldades encontradas até o momento?
5.     Como está a relação professor/ aluno?
6.     Como está a relação com os demais colaboradores da Escola?
7.     Reivindicação para o ano de 2012.
         




A finalidade primeira do Conselho de Classe é diagnosticar problemas e apontar
soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos professores e
escola. Na prática acaba por avaliar alguns alunos ou turmas e a própria
 prática pedagógica da escola. Após o Conselho de Classe os alunos recebem
 uma ata da reunião que deverá ser assinada por todos os envolvidos.
 Os pais terão acesso e deverão assinar a ata que ficará colada no caderno
dos alunos para eventuais cobranças.Foram momentos enriquecedores onde se
 percebeu que é preciso haver mudanças
em algumas atitudes e práticas, principalmente dos alunos.
Mas fazer mudanças costuma ser mais complicado do que se imagina.
A Equipe Gestora e Pedagógica acredita que de pequenas em pequenas
 mudanças se terá coragem para chegar a mudanças mais abrangentes.
Não vale a pena focar só a longo prazo, mas ir conquistando pequenos
 espaços de realização, de progressos possíveis neste momento.
E, depois, procurar sedimentá-los, reconhecê-los, valorizá-los, incorporá-los
 até onde for possível.

Comentários