POSTURA E O PESO DAS MOCHILAS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo ofereceu aos alunos do 1º ano a 8ª série uma palestra com a fisioterapeutada NASF Luíza Giovanella Berri sobre: 
POSTURA E O PESO DAS MOCHILAS.


A fisioterapeuta diz que o peso de uma mochila contendo o material escolar não deverá exceder 10% do peso do aluno que a carrega. Ou seja, uma criança que pesa 40 kg deverá carregar, no máximo, 4 kg, para evitar problemas futuros, como desvios na coluna vertebral.


Algumas mochilas foram pesadas e nenhuma delas estava em desacordo, somente a posição da grande maioria estava errado. A fisioterapeuta alerta para que a posição correta das mochilas deve estar na linha acima do bumbum.

Dicas importantes:
  1. A mochila não pode ultrapassar 10% do peso corporal da criança, se puder escolher, opte pelo modelo de duas alças e se possível acolchoadas;
  2. Regular as alças para que a mochila fique sobre o bumbum;
  3. Distribua bem o peso dentro da mochila, para que não fique somente de um lado;
  4. Os alunos devem ser orientados a levar somente o material que será utilizado no dia;
  5. Cadernos de matérias individuais facilitam, pois não se tem todas as disciplinas no mesmo dia;
  6.  Mochila de rodinhas é útil para peso excessivo, porém deve ser usada em trajetos curtos. O ato de puxar força as articulações de ombro, braço e coluna;
  7. Examinar o que o aluno está levando para a escola, certificando-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras;
  8.  Praticar exercícios físicos é importante porque, além de contribuir para o desenvolvimento corporal harmonioso, fortalece a musculatura e previne eventuais efeitos negativos da má utilização das mochilas.





Bons hábitos: As dores nas costas não aparecem do dia para a noite. Em geral, é resultado de um acúmulo de más práticas. Além de não carregar mochilas pesadas, é importante o aluno manter a postura correta nas aulas, com a coluna vertebral bem encostada ao encosto da cadeira.











Comentários