COMO AJUDAR SEU FILHO A SE ADAPTAR AO 6º ANO

A entrada dos alunos para o 6º ano do Ensino Fundamental das Séries Finais é marcada por uma série de mudanças que devem representar um saudável desafio para o aluno.
Mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados e, para alguns, uma nova escola. Tudo isso somado à entrada na adolescência.
 Este é um período em que a criança desenvolverá habilidades importantes para vida adulta, como lidar com as diferenças, organizar prioridades, fazer escolhas e muitas outras.
 Os pais devem participar das reuniões, conhecer os professores e perguntar para o aluno, com real interesse e disposição para ouvir, como foi a aula, o que foi ensinado e o que ele achou de mais interessante em seu dia escolar.

Processos pelos quais os alunos do 6º ano passam e como os pais podem cooperar para que a transição seja a melhor possível:
1. Perder a única professora.Algumas crianças podem sentir certa confusão e até mesmo desamparo com a perda da figura maternal (ou paternal) representada pela professora principal que o acompanhava diariamente e, com isso, trazia um conhecimento mútuo mais aprofundado. "Os pais devem passar confiança para a criança e reforçar que isso mostra que ela evoluiu em sua carreira escolar, que está mais madura e que, com tranquilidade,
2. Lidar com o horário de disciplinas e professores diferentes.Se antes a criança não tinha de forma clara como era a sequencia de disciplinas, agora ela terá de lidar com um horário escolar bem definido, organizando-se para isso. Isso significa que ela terá de aprender a:
 - trazer o material previsto para cada aula;
- organizar a realização das lições de casa e trabalhos para entregá-los no prazo pedido;
- entender a continuidade dos assuntos, mesmo após alguns dias sem contato com o professor e a matéria;
- se adaptar ao jeito de ensinar de cada professor;
3. Por tudo isso, especialmente no começo, os pais precisam ajudar na organização do tempo, perguntando para quando são as tarefas e mostrando que apesar do aparente longo prazo para realizá-las, é preciso cuidado para não deixar que elas acumulem. Vale também conferir se a mochila está com os materiais previstos, até que ele se acostume. E é fundamental mostrar que é possível lidar com os diferentes perfis dos professores, da mesma forma como ele faz com os diferentes amigos que tem.3. Ter contato com conteúdos mais aprofundados.
4. Vivenciar a entrada na adolescência.
 No sexto ano são introduzidas novas matérias, com assuntos que ainda não foram vivenciados pelo aluno, o que pode gerar ansiedade. A regra principal é não ampliar o medo da criança com comentários sobre as dificuldades que os próprios pais passaram. Ao contrário, o ideal é mostrar o lado interessante que os novos temas trazem e dar segurança de que ela tem total condição de acompanhar e entender e que deve recorrer sempre ao professor em caso de dúvidas. Outro aspecto é que os conteúdos vistos anteriormente servirão de base para novos aprendizados. Por isso, se o aluno já apresentava dificuldade em alguma matéria do ano anterior, os pais devem conversar com o professor da disciplina sobre como superar isto, como por exemplo, com exercícios de reA entrada no sexto ano coincide com a entrada na adolescência. "É o momento em que a criança abre os olhos para outras dimensões do mundo. E a escola deixa de ser o único centro de referência da sua vida, com o surgimento de outros interesses junto aos colegas: baladas, futebol etc.", comenta Silvia Gasparian Colello, Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). "Esta mudança pode levar à dispersão, pela pluralidade de interesses que se descortinam em múltiplos aspectos da vida, como a sexualidade, a vida social, enfim, instâncias particulares de interesses para além da escola". E isso pode refletir no desempenho escolar.
Nesta fase são bastante comuns alterações bruscas no humor, comportamento e até estilo. Segundo os especialistas, é essencial criar um ambiente de respeito mútuo e espaço p
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo para amenizar o impacto da perda da professora principal com a qual o aluno estava acostumado desde o início de sua vida escolar, vem trabalhando com os professores a questão da adaptação. Este1º bimestre servirá para que professores e alunos construam uma relação de proximidade e confiança, permitindo assim que cada professor conheça um pouco mais cada aluno, tendo mais ferramentas para ajudar em seu desenvolvimento.

Orientadora Pedagógica Maria Auxiliadora Abelino





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