RELATÓRIO DOS TRABALHOS EM 2011


PREFEITURA MUNICIPAL DE MASSARANDUBA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRO PEDRO ALEIXO

RELATÓRIO DOS TRABALHOS EM 2011


Iniciamos os trabalhos na segunda quinzena de janeiro de 2011 em momento conturbado, mas de que a escola precisava dar continuidade as suas funções, então dia 03/02/2011 aconteceu à primeira reunião com os professores da escola, momento em quer foi pontuado a funcionalidade da escola com algumas informações, adequações e solicitação de sugestões para os trabalhos deste ano.
Tratamos em dar ênfase nos trabalhos, condições físicas e materiais e fatos em sala de aula, da reconquista do espaço e valorização dos professores, sendo aos alunos solicitado um tratamento de respeito que cabe a um professor, como também a sua função profissional, destacando momentos para lembrar do aniversário de cada funcionário desta escola e uma lembrança. Também que cada funcionário teve tratamento igualitário, de respeito, cobrança no exercício de cada função, colocando aos interesses da escola a frente.
Ocorreram mudanças significativas na alimentação escolar e fomos parceiros junto ao setor de nutrição da secretária na hora das sugestões, críticas construtivas e conscientização, atingindo aproximadamente a 90% dos alunos consumindo nossa merenda, destacando a campanha a favor da alimentação saudável e orientação sobre o consumo de chips, chicletes, balas e outros.
Preocupado com o ambiente escolar interno de mais silencio e calmaria, desde entrada em sala de aula organização nas salas, na hora de recreio e saída no final das aulas “sem correr e se correr volta bate duas vezes na porta de sua sala” foi uma providencia que acabou com atropelamentos dos maiores para com os menores, batidas e tombos.
Criamos com muito esforço consciência na utilização do transporte escolar entrada em fila, cuidado com os ônibus, conversas constantes com os motoristas, tivemos pouquíssimas situações a serem resolvidas envolvendo alunos de nossa escola em práticas não condizentes com a situação, confirmar relatórios avaliativos final dos motoristas (se tiver).
Parceria e solicitação de acompanhamento de nossa Polícia Militar que muito bem nos atendeu em todas as solicitações, ajudando a resolver e coibir situações e casos em torno do espaço escolar, preservando assim ainda mais a segurança de nossos alunos.
No atendimento aos pais seguimos conduta série resolutiva e eficaz perante as situações e fatos que foram resolvidos sempre que possível com as partes envolvidas, enfatizando a participação dos pais no âmbito escolar.
Com os alunos debates e palestras sobre as responsabilidades que cada um tinha quanto aluno, da conduta na escola e em sala de aula, diversas ações para coibir a violência física e ou verbal obtendo ótimos resultados já no segundo semestre, concluindo o ano com uma redução significativa, tendo que em algumas situações aplicar ações e providencias que envolveram outras entidades que ajudarem alcançar este objetivo.
No que diz respeito das faltas excessivas dos alunos tivemos ação firme e eficaz chamadas dos pais, conversas com os alunos, com idas até na casa do aluno para conversar com os pais e alunos, resultados notados nos comparativos de freqüência bimestrais e anuais, e nós temos a certeza que esta prática vem atender de uma forma verdadeira aos alunos que precisam estar inseridos na escola, pois de nada adianta uma escola bem estruturada e os alunos fora dela, sabendo que no espaço escolar está o preparo do cidadão digno e consciente capaz de possibilitar a ele mudanças significativas em sua vida.
Também das chegadas ou entradas em sala de aula atrasadas tanto pelos alunos e ou professores foi conversado, cobrado e gradativamente eliminado, com raros os casos de reincidência.
No quesito material didático, priorizamos atender a necessidade de cada professor, computadores, internet pela escola, impressoras funcionado, tendo com mínimo tolerável o seu não funcionamento causado por danos nos equipamentos e de sistema, que de prontidão foram concertados ou solucionados.
Nas adequações de espaço nossa preocupação foi aproveitar e facilitar a prática escolar tanto aos professores, alunos e funcionários, mostrado em relatório fotográfico que será enviado em anexo, onde apresentará as realizações.
Dos professores muito se trabalhou, muito se ensinou, muito se fez e se conquistou, mas que também teve a falta de empenho e espírito de grupo de se fazer muito mais por parte de alguns.
Das orientadoras, quanto à orientação de 1º a 5ºano teve bastante esforço, criando algumas prioridades em atender e encaminhar alunos que necessitam de atenção, avaliação e atendimento especial. Conseguiu atender/acompanhar os vários projetos desenvolvidos na escola, das viagens de estudos, da solicitação de materiais pelos professores, do atendimento prioritário aos pais e fluxo e troca de informações com a direção, como ponto dificultoso somente 30 horas de trabalho. Da orientação de 6ª série a 8ªsérie tiveram o acompanhamento aos professores, alunos e pais. Aos projetos que foram iniciados foram concluídos. Precisaria maior fluxo e troca de informações com a direção para que não ocorressem distorções.
Acompanhamento junto à secretaria e as orientadoras questionando da necessidade de intervir em alguma situação de relatórios, diários, pendências documentais, transferências, vagas (zoneamento) e outros.
Maior atenção e apoio aos projetos como OBA, Banda Marcial, Laboratório LEMIN, Cooper Jovem, ZIPP, Amigos da Tarefa, PROERD, Treinos Esportivos extras, Troca de Escola, Projeto de Pintura Romero Brito e vários outros projetos desenvolvidos por turma e professor de forma individual de acordo com seu conteúdo.
Do acompanhamento das viagens de estudos de cada professor e cada turma onde concluímos o ano sem maiores incidentes e com produções maravilhosas posteriores as viagens. Já nos trabalhos, conteúdos e cadernos atenção a necessidades por disciplina, e aluno, cobrando juntamente com os professores a efetivação e realização das tarefas, trabalhos e notas de cada aluno.
Acompanhamento nos jogos escolares municipais e regionais, primando desde um bom uniforme (compramos através da APP dois jogos novos e personalizados para práticas esportivas) como também alimentação saudável, sucos, com frutas e verduras a escolha de cada turma que iria jogar.
Neste olhar para área esportiva recuperamos com ajuda dos professores na busca de adubo orgânico, doações dos criadores de aves da comunidade que foram aplicados no campo de futebol ultrapassando mais de 250 sacas de adubo. Reforço das cestas de basquete e traves de futebol de campo e salão, compra pela Prefeitura Municipal de todo material esportivo de qualidade solicitado pelos professores da área.
Na biblioteca buscamos renovar, aprimorar e qualificar nosso acervo, além dos livros vindos do FNDE, também da Secretaria Municipal de Educação e da APP, totalizando mais de 610 novos exemplares de variados gêneros e estilos, a fim de incentivar a prática da leitura. Tivemos parcerias particulares com cidadãos comuns e empresas que efetivavam doações de revistas e tablóides, sendo que este material era repassado para as turmas contemplando assim a todos e que de alguma pudemos contribuir no desenvolvimento da leitura.
Proporcionamos momentos de lazer e descontração com brincadeiras, jogos e passeios.
Buscamos junto aos profissionais de Odontologia do Gabinete Odontológico de nossa escola uma parceria que deu certo, reforma completa, iluminação, troca e instalação de equipamentos e produtos qualificando ainda mais o atendimento de nossas dentistas.
Proporcionamos junto à secretaria da escola e setor administrativo maior autonomia a estes na resolução e definição de linha de organização e funcionalidade da escola.
Intervimos nos assuntos que diziam respeito a funcionários, alunos ou de interrese da escola a fim de proporcionar mediação e acertos que vim ao encontro ao bom funcionamento da escola. Criamos debate em torno das dispensas dos alunos em dia de chuvas fortes, sendo necessário uma avaliação mais apurada da situação, sendo resolvido. Do cumprimento do calendário escolar para que não se crie situações ou pendências para encerramento do ano letivo, que viabilizamos possibilidades para que os alunos tivessem o seu número de aulas e conteúdos garantido por lei, bem como os professores em trabalhar seus respectivos conteúdos e números de aulas dadas.
Temos consciência de que o nosso trabalho não foi de conveniência a atender preferencialmente algum aluno, família ou professor (a), mas sim de atender de forma coletiva toda classe discente e docente de forma que a escola caminhe e tenha a cada tempo avanços na prática do ensino aprendizagem com qualidade e responsabilidade que historicamente se construiu aos longos dos anos. A Escola M. E. F. M. Pedro Aleixo tem uma identidade ímpar como escola que faz, de sua função na sociedade referência de trabalho e lealdade com a educação.
Lançamos um desafio em verificar com todo este trabalho é percebido e sentido pela comunidade, criamos uma Avaliação Institucional em julho/2011 com questionário de 24 tópicos realizados pela direção com a comunidade escolar a fim de sabermos se estamos trabalhando em prol do aluno e o nível de aprovação confirmou que as ações e trabalhos realizados pela escola estavam em nível bom para ótimo, também foi questionado sobre as ações que estavam diretamente ligadas a Direção da escola, sendo que avaliação apresentou números que aprovaram em 46% como ótimo, 39% como bom, 10% regular e 5% não opinaram.
Acredito ter atendido aos anseios desta instituição escolar, de ter feito muitos avanços, que os alunos foram tratados com respeito e que cada profissional percebeu que tem função e alegre de poder ter contado com o apoio dos profissionais desta escola, da Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Senhora Niura Demarchi dos Santos e do Senhor Prefeito Municipal Mario Fernando Reinke, que buscam incansavelmente atingir a todas as crianças do município com uma educação inclusiva de formação digna e capaz de criar possibilidades de mudanças em sua vida.


Massaranduba, 14 de Dezembro de 2011

Atenciosamente

Joanir José Lewandowski
Diretor da Escola

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