PREFEITURA MUNICIPAL DE MASSARANDUBA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRO PEDRO ALEIXO
RELATÓRIO
DOS TRABALHOS EM 2011
Iniciamos
os trabalhos na segunda quinzena de janeiro de 2011 em momento
conturbado, mas de que a escola precisava dar continuidade as suas
funções, então dia 03/02/2011 aconteceu à primeira reunião com
os professores da escola, momento em quer foi pontuado a
funcionalidade da escola com algumas informações, adequações e
solicitação de sugestões para os trabalhos deste ano.
Tratamos
em dar ênfase nos trabalhos, condições físicas e materiais e
fatos em sala de aula, da reconquista do espaço e valorização dos
professores, sendo aos alunos solicitado um tratamento de respeito
que cabe a um professor, como também a sua função profissional,
destacando momentos para lembrar do aniversário de cada funcionário
desta escola e uma lembrança. Também que cada funcionário teve
tratamento igualitário, de respeito, cobrança no exercício de cada
função, colocando aos interesses da escola a frente.
Ocorreram
mudanças significativas na alimentação escolar e fomos parceiros
junto ao setor de nutrição da secretária na hora das sugestões,
críticas construtivas e conscientização, atingindo aproximadamente
a 90% dos alunos consumindo nossa merenda, destacando a campanha a
favor da alimentação saudável e orientação sobre o consumo de
chips, chicletes, balas e outros.
Preocupado
com o ambiente escolar interno de mais silencio e calmaria, desde
entrada em sala de aula organização nas salas, na hora de recreio e
saída no final das aulas “sem correr e se correr volta bate duas
vezes na porta de sua sala” foi uma providencia que acabou com
atropelamentos dos maiores para com os menores, batidas e tombos.
Criamos
com muito esforço consciência na utilização do transporte escolar
entrada em fila, cuidado com os ônibus, conversas constantes com os
motoristas, tivemos pouquíssimas situações a serem resolvidas
envolvendo alunos de nossa escola em práticas não condizentes com a
situação, confirmar relatórios avaliativos final dos motoristas
(se tiver).
Parceria
e solicitação de acompanhamento de nossa Polícia Militar que muito
bem nos atendeu em todas as solicitações, ajudando a resolver e
coibir situações e casos em torno do espaço escolar, preservando
assim ainda mais a segurança de nossos alunos.
No
atendimento aos pais seguimos conduta série resolutiva e eficaz
perante as situações e fatos que foram resolvidos sempre que
possível com as partes envolvidas, enfatizando a participação dos
pais no âmbito escolar.
Com os
alunos debates e palestras sobre as responsabilidades que cada um
tinha quanto aluno, da conduta na escola e em sala de aula, diversas
ações para coibir a violência física e ou verbal obtendo ótimos
resultados já no segundo semestre, concluindo o ano com uma redução
significativa, tendo que em algumas situações aplicar ações e
providencias que envolveram outras entidades que ajudarem alcançar
este objetivo.
No que
diz respeito das faltas excessivas dos alunos tivemos ação firme e
eficaz chamadas dos pais, conversas com os alunos, com idas até na
casa do aluno para conversar com os pais e alunos, resultados notados
nos comparativos de freqüência bimestrais e anuais, e nós temos a
certeza que esta prática vem atender de uma forma verdadeira aos
alunos que precisam estar inseridos na escola, pois de nada adianta
uma escola bem estruturada e os alunos fora dela, sabendo que no
espaço escolar está o preparo do cidadão digno e consciente capaz
de possibilitar a ele mudanças significativas em sua vida.
Também
das chegadas ou entradas em sala de aula atrasadas tanto pelos alunos
e ou professores foi conversado, cobrado e gradativamente eliminado,
com raros os casos de reincidência.
No
quesito material didático, priorizamos atender a necessidade de cada
professor, computadores, internet pela escola, impressoras
funcionado, tendo com mínimo tolerável o seu não funcionamento
causado por danos nos equipamentos e de sistema, que de prontidão
foram concertados ou solucionados.
Nas
adequações de espaço nossa preocupação foi aproveitar e
facilitar a prática escolar tanto aos professores, alunos e
funcionários, mostrado em relatório fotográfico que será enviado
em anexo, onde apresentará as realizações.
Dos
professores muito se trabalhou, muito se ensinou, muito se fez e se
conquistou, mas que também teve a falta de empenho e espírito de
grupo de se fazer muito mais por parte de alguns.
Das
orientadoras, quanto à orientação de 1º a 5ºano teve bastante
esforço, criando algumas prioridades em atender e encaminhar alunos
que necessitam de atenção, avaliação e atendimento especial.
Conseguiu atender/acompanhar os vários projetos desenvolvidos na
escola, das viagens de estudos, da solicitação de materiais pelos
professores, do atendimento prioritário aos pais e fluxo e troca de
informações com a direção, como ponto dificultoso somente 30
horas de trabalho. Da orientação de 6ª série a 8ªsérie tiveram
o acompanhamento aos professores, alunos e pais. Aos projetos que
foram iniciados foram concluídos. Precisaria maior fluxo e troca de
informações com a direção para que não ocorressem distorções.
Acompanhamento
junto à secretaria e as orientadoras questionando da necessidade de
intervir em alguma situação de relatórios, diários, pendências
documentais, transferências, vagas (zoneamento) e outros.
Maior
atenção e apoio aos projetos como OBA, Banda Marcial, Laboratório
LEMIN, Cooper Jovem, ZIPP, Amigos da Tarefa, PROERD, Treinos
Esportivos extras, Troca de Escola, Projeto de Pintura Romero Brito e
vários outros projetos desenvolvidos por turma e professor de forma
individual de acordo com seu conteúdo.
Do
acompanhamento das viagens de estudos de cada professor e cada turma
onde concluímos o ano sem maiores incidentes e com produções
maravilhosas posteriores as viagens. Já nos trabalhos, conteúdos e
cadernos atenção a necessidades por disciplina, e aluno, cobrando
juntamente com os professores a efetivação e realização das
tarefas, trabalhos e notas de cada aluno.
Acompanhamento
nos jogos escolares municipais e regionais, primando desde um bom
uniforme (compramos através da APP dois jogos novos e personalizados
para práticas esportivas) como também alimentação saudável,
sucos, com frutas e verduras a escolha de cada turma que iria jogar.
Neste
olhar para área esportiva recuperamos com ajuda dos professores na
busca de adubo orgânico, doações dos criadores de aves da
comunidade que foram aplicados no campo de futebol ultrapassando mais
de 250 sacas de adubo. Reforço das cestas de basquete e traves de
futebol de campo e salão, compra pela Prefeitura Municipal de todo
material esportivo de qualidade solicitado pelos professores da área.
Na
biblioteca buscamos renovar, aprimorar e qualificar nosso acervo,
além dos livros vindos do FNDE, também da Secretaria Municipal de
Educação e da APP, totalizando mais de 610 novos exemplares de
variados gêneros e estilos, a fim de incentivar a prática da
leitura. Tivemos parcerias particulares com cidadãos comuns e
empresas que efetivavam doações de revistas e tablóides, sendo que
este material era repassado para as turmas contemplando assim a todos
e que de alguma pudemos contribuir no desenvolvimento da leitura.
Proporcionamos
momentos de lazer e descontração com brincadeiras, jogos e
passeios.
Buscamos
junto aos profissionais de Odontologia do Gabinete Odontológico de
nossa escola uma parceria que deu certo, reforma completa,
iluminação, troca e instalação de equipamentos e produtos
qualificando ainda mais o atendimento de nossas dentistas.
Proporcionamos
junto à secretaria da escola e setor administrativo maior autonomia
a estes na resolução e definição de linha de organização e
funcionalidade da escola.
Intervimos
nos assuntos que diziam respeito a funcionários, alunos ou de
interrese da escola a fim de proporcionar mediação e acertos que
vim ao encontro ao bom funcionamento da escola. Criamos debate em
torno das dispensas dos alunos em dia de chuvas fortes, sendo
necessário uma avaliação mais apurada da situação, sendo
resolvido. Do cumprimento do calendário escolar para que não se
crie situações ou pendências para encerramento do ano letivo, que
viabilizamos possibilidades para que os alunos tivessem o seu número
de aulas e conteúdos garantido por lei, bem como os professores em
trabalhar seus respectivos conteúdos e números de aulas dadas.
Temos
consciência de que o nosso trabalho não foi de conveniência a
atender preferencialmente algum aluno, família ou professor (a), mas
sim de atender de forma coletiva toda classe discente e docente de
forma que a escola caminhe e tenha a cada tempo avanços na prática
do ensino aprendizagem com qualidade e responsabilidade que
historicamente se construiu aos longos dos anos. A Escola M. E. F. M.
Pedro Aleixo tem uma identidade ímpar como escola que faz, de sua
função na sociedade referência de trabalho e lealdade com a
educação.
Lançamos
um desafio em verificar com todo este trabalho é percebido e sentido
pela comunidade, criamos uma Avaliação Institucional em julho/2011
com questionário de 24 tópicos realizados pela direção com a
comunidade escolar a fim de sabermos se estamos trabalhando em prol
do aluno e o nível de aprovação confirmou que as ações e
trabalhos realizados pela escola estavam em nível bom para ótimo,
também foi questionado sobre as ações que estavam diretamente
ligadas a Direção da escola, sendo que avaliação apresentou
números que aprovaram em 46% como ótimo, 39% como bom, 10% regular
e 5% não opinaram.
Acredito
ter atendido aos anseios desta instituição escolar, de ter feito
muitos avanços, que os alunos foram tratados com respeito e que cada
profissional percebeu que tem função e alegre de poder ter contado
com o apoio dos profissionais desta escola, da Secretaria Municipal
de Educação na pessoa da Senhora Niura Demarchi dos Santos e do
Senhor Prefeito Municipal Mario Fernando Reinke, que buscam
incansavelmente atingir a todas as crianças do município com uma
educação inclusiva de formação digna e capaz de criar
possibilidades de mudanças em sua vida.
Massaranduba, 14 de Dezembro de 2011
Atenciosamente
Joanir José Lewandowski
Diretor da Escola
Comentários
Postar um comentário