Nesse primeiro semestre o LEMIN desenvolveu uma atividade em parceria com as professoras Janete Safanelli do 5° ano C e Carolina Scaburri do 5° ano A. Essa atividade consistia na confecção de um Tangram.
O Tangram é um conjunto de sete peças que pode ser utilizado para montar várias figuras (de animais, objetos) e também ser utilizado como recurso didático para o ensino da matemática.
Veja a seguir a atividade na integra.
Objetivos
· Desenvolver habilidades manuais e coordenação motora fina; |
· Despertar a percepção plana, aguçando a percepção espacial; |
· Discutir formas planas iniciais, visando à introdução do estudo dos polígonos. |
A LENDA DO TANGRAM
Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho, registrará tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como poderei mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem.
Comentários
Postar um comentário